quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Rainha Descalça - Opinião


 
 
Caridad, escrava desde que nasceu, viaja com o seu amo em Espanha, vinda de Cuba. Com a morte daquele, ela torna-se numa mulher livre, não sem antes sofrer às mãos de malfeitores. Até que encontra Melchor Vega e o rumo da sua vida muda mais uma vez. Quando se cruza com Milagros, neta de Melchor, as duas estabelecem uma amizade improvável. E é assim que a vida de uma escrava negra se confunde nas tradições e rituais ciganos e empresta a este livro cenários mágicos e ritmos exóticos vindos das culturas dos escravos e dos ciganos. As danças voluptuosas cruzam-se com cantos sensuais, levando ao limite a imaginação dos que assistem enfeitiçados.
Uma narrativa mágica que nos conta a história e as tradições ciganas, as rusgas e perseguições a que foram submetidos em Espanha, ao mesmo tempo que vamos sabendo do destino das personagens principais.

Milagros, contra tudo e contra todos, casa com Pedro Garcia e, ao fazê-lo, é renegada pela mãe, Ana Vega, por se casar com um membro de uma família que atraiçoou Melchor Vega e que fez com que este passasse dez anos preso. Depressa se apercebe do erro que cometeu, mas é uma mulher cigana, casada e tem que honrar o compromisso.
Caridad acaba por se separar da amiga e vai com Melchor tentar libertar a filha deste, presa em Madrid - na rusga de 1749 quando um decreto do Rei considerou todos os ciganos como se de uma praga se tratasse e que deveriam ser banidos de Espanha, tendo acabado todos, os que não conseguiram fugir, encarcerados - mas o destino faz com que se separem e Caridad vê-se novamente sozinha e acaba presa.

Vão ser anos de encontros e desencontros, repletos de acontecimentos que nos deixam de coração apertado e lágrimas nos olhos perante injustiças brutais.

Não conhecia o escritor deste livro magnífico, mas, pela pesquisa que fiz, fiquei curiosa em ler "A Catedral do Mar", um êxito mundial.
Para quem gosta de romances históricos, "A Rainha Descalça" é uma leitura obrigatória.

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa, acho que acaba de entrar na minha lista de livros a ler.

    Beijinho

    ResponderEliminar