terça-feira, 1 de julho de 2014

NYPD RED - À Margem da Lei - Opinião



Este livro é a continuação da saga NYPD RED, a policia de excelência da cidade de Nova Iorque. A dupla de detectives Zach Jordan e Kylie MacDonald volta para resolver mais um grande caso, com detalhes sombrios e cuja solução inesperada os vai deixar assombrados.
Mais uma vez o autor escreveu um livro viciante, com capítulos curtos e que nos deixam curiosos para ler o próximo. Quando nos apercebemos, estamos no final do livro. 

Muita adrenalina, crimes estrategicamente pensados e executados sem deixar rasto, e ao mesmo tempo uma tentativa de se fazer justiça face ao congestionado sistema criminal. Pelo meio algum romance para aliviar a tensão. É com isto que podemos contar neste livro.
Anda um assassino à solta em Nova Iorque. A equipa que está a investigar não avança e quando o quarto crime ocorre e a vitima é uma muito conhecida personagem da sociedade, a RED entra em acção. Pressionados pelo Presidente da Câmara para descobrirem o assassino, eles têm sete dias para deslindar o caso, antes das eleições e antes que a concorrente do Presidente faça tudo o que estiver ao seu alcance para dificultar a investigação, pois dessa forma provaria a ineficácia dos que lideram a politica nova-iorquina.
O assassino Hazmat é visto por uns como o justiceiro (o seu modus operandi é raptar a vitima e conseguir uma gravação de video da mesma a confessar um crime que esta tenha cometido antes de a matar e "fazer justiça") e por outros como a propagação da criminalidade e da violência.

Aquela que está destinada a ser a quinta vitima foi acusada de ter morto a sua filha pequena e de ser uma mãe negligente por deixar a filha em casa sozinha e ir para o bar na rua beber uns copos. Surpreendentemente ela é ilibada pelo júri e o "justiceiro" sente que tem que fazer justiça. Mas e se ela for realmente inocente? E se for, depois de já ter sido raptada, não será tarde demais para voltar atrás?

A par desta história conhecemos ainda Dave e o amigo que vivem numa zona problemática com gangues e máfia italiana à mistura. Quando a sua irmã é violada por Enzo, Dave e o amigo decidem vingar-se e acabam por matá-lo. Esse acontecimento ficou lá atrás no passado e nem a irmã de Dave, Meredith sabe o que aconteceu. Quando menos esperarem, o passado virá atormentá-los.

Em relação à nossa dupla de detectives, ficamos a saber que depois dos acontecimentos relatados no primeiro livro, o marido de Kylie, acabou por ficar dependente dos medicamentos e está a por em risco as carreiras de ambos, assim como o feliz casamento. Já Zach quer ajudá-la mas tem alguma dificuldade visto que nunca esqueceu Kylie completamente, mesmo tendo ela trocado Zach pelo actual marido. Além disso Zach está feliz com a sedutora psicóloga que o ajudou a reerguer-se e cujo romance está no inicio do caminho.

Apesar de conseguirmos perceber quem está a praticar os crimes, o livro não perde o interesse por isso. A leitura manteve o ritmo alucinante até ao final e é um livro que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário