sexta-feira, 20 de junho de 2014

O Segredo do meu Marido - Opinião



Se quer um livro para devorar, daqueles que não conseguimos largar, este é O livro. Prende-nos logo desde as primeiras páginas, quando Cecília encontra por acaso uma carta que o marido lhe escreveu, para ler após a sua morte. Os dados estão lançados: será ela capaz de não ler a carta?

Este livro conta-nos a história não só de Cecília, mas também de Tess e de Rachel.
Cecília é uma mãe envolvida na comunidade e na escola dos filhos, tem listas intermináveis e uma vida organizada meticulosamente . Até que A carta vem dar um abanão na sua vida. Quando percebe que o marido John-Paul ficou transtornado e faz tudo para encontrar a carta (apesar de lhe ter dito que era uma carta sem importância) ela acaba por querer saber a razão de tal desespero e o seu mundo desaba.

Tess é uma mãe e esposa feliz até o marido e a prima, e melhor amiga, lhe dizerem que se apaixonaram. Parte com o filho Liam e a sua dor para casa da mãe, para sarar as feridas e dar um rumo na sua vida.

Rachel é uma mulher viúva cuja filha foi assassinada aos dezassete anos. O facto de nunca ter sido descoberto o assassino fez com que a sua vida tenha parado há muitos anos atrás. Mas ela tem quase a certeza de quem matou a sua filha. E, ainda por cima, ele trabalha na mesma escola que ela. O que estará ela disposta a fazer para apurar a verdade? Principalmente agora que a única alegria da sua vida, o seu neto Jacob, vai partir para Nova Iorque com os pais. 

O livro está repleto de dramas e mistérios do passado que adensam a narrativa e nos fazem querer descobrir os segredos das personagens. Apesar da revelação ter sido feita mais ou menos a meio do livro, a autora consegue que o leitor continue agarrado à leitura, porque na verdade há que saber como tudo vai ser resolvido.

Num cenário pacato e numa comunidade onde a entre-ajuda é a palavra de ordem, como irão eles reagir aos acontecimentos que estão prestes a abanar a estrutura familiar das famílias destas mulheres? 
Dilemas familiares, antigas alianças ameaçadas, laços de família que falam mais alto do que os valores morais, segredos revelados que irão abanar as certezas de algumas personagens.

E o epílogo? O melhor que já li. Achei fascinante a forma como a autora terminou o livro. É mágico, faz-nos pensar... muito. Adorei. Um livro fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário