segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sonhos de Papel - Opinião



O nome da autora chamou-me a atenção. Simplesmente porque escreveu um dos melhores livros que já li: O Longo Inverno. Depois a bonita capa e a sinopse fizeram-me querer lê-lo. E ainda bem que  o fiz. 
Adorei o cenário e a época escolhidos pela autora. É fácil imaginar o ambiente, a cidade, as pessoas. A autora fez uma bela descrição dos locais e dos personagens, no entanto, num cenário onde se respira prostituição, crime e máfia, esperava uma acção mais complexa e pesada e menos cor-de-rosa.
Depois de ler o outro livro da autora confesso que a fasquia estava alta, as expectativas eram grandes e ficou longe de me deixar com o mesmo sentimento de O Longo Inverno, mas ainda assim é um livro que adorei e que recomendo. 

Josie é a nossa protagonista. Conquistou-me desde a primeira página. Ela é filha de uma prostituta mas ambiciona muito mais para si própria. Vive e trabalha numa livraria para pagar o alojamento. É amiga do dono (e do filho) que a salvou das garras da mãe. O próximo passo é decidir se quer seguir com os estudos e para que universidade irá. Apesar de tudo à sua volta lhe dizer que está a ambicionar mais do que pode ter, afinal é a filha de uma prostituta que vive num bairro degradado, ainda há pessoas que acreditam no seu valor e lhe dão força para tentar. Adorei a sua paixão pelos livros, pelo facto de nunca os largar e de os amar verdadeiramente.

Será que o peso do passado será suficiente para quebrar Josie? Para lhe travar os sonhos?

A mãe de Josie é completamente inconsequente e alheia da realidade. Sempre viu a filha como um estorvo, um impecilho que não lhe permitiu ser uma estrela e por isso sempre teve uma relação distante com ela e sempre nutriu algum resentimento por Josie, como se esta fosse culpada por ter nascido. É ao mesmo tempo uma mulher tonta, que acredita estar apaixonada e que irá ter a sua oportunidade na vida. Faz por ignorar que o namorado está ligado ao crime e à máfia e só quer ser amada e desejada. É capaz de roubar a própria filha e de a deixar em maus lençóis sem qualquer remorso e sem olhar para trás.

Um dos cenários que mais gostei foi do bordel e de Willie, a Madame e "mão de ferro" mas com coração de manteiga. Esta quer mostrar um coração de pedra, impor o respeito junto das suas "raparigas" mas nutre um afecto muito especial por Josie, apesar de não o demonstrar, muito mais do que a própria mãe de rapariga.
Na acção temos um misterioso assassinato que vai acabar por envolver Josie. No entanto este drama acaba por estar sempre a meio gás, intercalado com outras situações que parecem quase triviais e retiram o interesse do crime.

Misturado com um ambiente de subornos, prostituição, crimes e mafiosos, a autora conseguiu fazer emergir o brilho de Josie, a amizade dos que a protegem, a descoberta do primeiro amor, a luta para vencer os estigmas do passado familiar e da vontade de ir em busca dos seus sonhos. Uma leitura que recomendo.


Sem comentários:

Enviar um comentário