sábado, 17 de maio de 2014

Já ninguém morre de amor - Opinião



Foi a minha estreia com este autor e é sem dúvida para repetir. Quero ler muitos mais autores portugueses, este foi sem dúvida um dos melhores. Uma escrita inteligente, ironia q.b., uma história bem construída e personagens apelativos.
Esta é a história da família Palma Lobo e Salvador, o último Palma Lobo,  pede ao seu melhor amigo que escreva a biografia da sua família, que vá de Maputo ao Brasil, que comece pela história do seu bisavô e acabe por esclarecer a morte do seu pai. Este livro é esse caminho, essa história repleta de inúmeras histórias, todas elas cativantes e intrigantes
.
Muitos são os segredos desvendados: Roberto Palma afinal era filho de um negro e essa é a primeira revelação da história da família e que pode explicar o facto dos membros da família terem um órgão sexual generoso. Este elemento da família (tal como os outros) tem um fim trágico, aliado à paixão por uma mulher que lhe escapou e que o "obrigou" a simular a morte para evitar vergonhas. É na herdade que têm no Alentejo que ele e os filhos choram junto ao túmulo vazio. Quando morre, Roberto deixa dois filhos órfãos, sendo que um deles acaba por se enforcar de forma bizarra. O irmão Álvaro (bisavô de Salvador) irá crescer na herdade, sucumbindo aos prazeres da carne descontrola-se e acaba por ficar com muito má fama no Alentejo. Depois dum casamento falhado foge para Luanda onde continua a sua saga sexual. Neste ponto o autor foi brilhante, relacionando este comportamento (trata-se de usar a mulher como objecto e depois livrar-se dele) com a ausência da mãe e a descoberta que fez que a mesma não tinha morrido mas antes fugido para o Brasil. O ódio pela mãe é libertado em todas aquelas que se cruzam no seu caminho. Ao casar vai protagonizar uma história com duas irmãs gémeas onde mais uma vez o autor dá mostras do seu talento. Achei todo o enredo formidável. Regressa a Lisboa e casa pela terceira vez e tem dois filhos. Aparentemente está mais calmo e parece ter resolvido todas as questões com os seus demónios, mas notícias da mãe que está no Brasil trazem tudo ao de cima e ele acaba por voltar aos velhos hábitos, morrendo em pleno acto sexual. Hilariante!

Jorge, filho de Álvaro cresce no Alentejo e vai para Lisboa estudar. Numa vida desregrada acaba por engravidar a namorada e nasce Salvador e mais tarde, já no Alentejo, nasce Luís, irmão de Salvador.

Com a instabilidade política do 25 de Abril a família vai para o Brasil onde Jorge acaba por morrer. Salvador quer descobrir se foi suicídio ou homicídio. Outra história mirabolante e que me fez "dar mais uns pontos" ao autor.

A família regressa a Portugal e acompanhamos a sua história. Até Salvador, que se apaixonou por Joana e que sabe, irá morrer de amor por ela. Ao mesmo tempo que o narrador nos vai contando a história desta família, ele vai-nos dando conta dos dados do presente. Ele encontra-se num banco de hospital onde o seu melhor amigo está entre a vida e a morte e já sabe no seu íntimo, o desfecho desta história.

É uma saga apaixonante, marcada por segredos, surpresas e intrigas, onde o amor é o fim de todos os males.
Um autor a seguir.

2 comentários:

  1. Olá Verita,
    Li este livro e não gostei muito.
    Adoro ler autores portugueses. Gosto imenso de Eça de Queiros, Jose Luis Peixoto, Jose Rodrigues dos Santos, Jose Manuel Saraiva, Isabel Stiwell, Tiago Rebelo, Mario Zambujal, Rosa Lobato Faria.. e tantos outros.
    Também gosto de autores de lingua portuguesa Pepetela, Jorge Amado etc...
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce por acaso a mim surpreendeu pela positiva :)
      também já li vários dos que comentaste e que também gostei!
      Hoje comecei o novo do Tiago Rebelo ( Romance em Amesterdão) e talvez no próximo mês leia o novo da Célia Loureiro (A Filha do barão). Esta última não sei se conheces, é uma autora jovem que me cativou bastante e cujo último livro está com uma óptima critica!
      Um que recomendo sem reservas: A Mulher-casa de Tânia Ganho

      beijinhos

      Eliminar