sábado, 15 de março de 2014

A Confissão da Parteira - Opinião




A capa chamou-me a atenção. A sinopse deixou-me curiosa. A referência que os fãs de Jodi Picoult iriam gostar deste livro fez com que o quiser ler rápidamente. 
Devo dizer que este é daqueles livros viciantes, ontem ía a menos de meio e só o conseguir largar quando cheguei à última página. Oferece-nos uma excelente trama, muito suspense, desperta-nos a curiosidade para o facto de conhecermos (ou não) realmente as pessoas que nos rodeiam. Mentira e traição, amizade,  mistério e suspense foram os ingredientes que dominaram a narrativa e que me envolveram como já algum tempo nenhum livro fazia.
Noelle, Tara e Emerson. Três amigas que partilham as suas vidas entre si e que se conhecem desde a faculdade. Na verdade, não se conhecem de todo.

Noelle cruza-se com Tara e Emerson quando estas vão para a mesma faculdade e ela se torna a responsável pelo piso da residência de estudantes onde vão ficar. Mas Noelle já "conhece" Emerson e deseja profundamente ficar perto dela e acompanhar a sua vida, por mais doloroso que isso possa ser. Irá manter o segredo que as une até ao fim.
Os anos passam, Tara e Emerson casam e têm duas filhas que são as melhores amigas. Noelle chegou a estar noiva mas nunca casou nem teve filhos. Mora perto das amigas e faz parte das suas vidas.

Só quando a amiga se suicida é que Tara e Emerson a vão conhecer realmente. Tentando entender o porquê do seu suicídio, elas vão ficar a saber que não conheciam nada da vida da amiga. E as surpresas vão ser mais do que muitas e tiram o folego ao leitor. Quando achamos que já descortinámos tudo, a autora brinda-nos com mais uma surpresa. É viciante.  
Depois da morte do marido de Tara num acidente terrível, ela foi-se apercebendo que a relação com a sua filha Grace é muito mais complicada do que desejaria. Esta relação vai ser posta à prova de uma forma brutal e vai trazer ao de cima os sentimentos que unem uma mãe a uma filha de uma forma bela e que nos aquece o coração. 
Por outro lado, Emerson casou com Ted e tem uma relação fantástica com a filha de Jenny. Esta namora com e ajuda a mãe no Hot, o café que a mãe sempre desejou ter. É a melhor amiga de Grace e quando age por impulso numa tentativa de ajudar a amiga, não imagina a reviravolta que as suas vidas irão levar. 

A meu ver, não faz sentido revelar as peripécias que alimentam o livro pois isso tiraria metade do prazer da leitura. Acreditem, vale a pena desfolhar para descobrir. 
Só para "abrir um bocadinho o livro", as amigas de Noelle vão encontrar uma carta com uma revelação bombástica e que as faz, moralmente, querer descobrir a verdade. Irão começar por descobrir que Noelle, parteira de profissão, afinal não deixou de exercer à dois anos atrás, mas sim à doze anos e que os motivos para isso ter acontecido são, afinal, desconhecidos. Apercebem-se que não conheciam Noelle e desejam profundamente encontrar as razões para todo o mistério, que fez com que a amiga vivesse uma vida de mentira. 

Uma leitura alucinante que não vão querer perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário